quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

As pequenas coisas

Validadores
Não sei porque, mas para mim (ou seria, para "eu") são as pequenas coisas que vão mudando o mundo (veja de registro no rodapé).

Assim, fiquei muito feliz em implementar a primeira versão (cachorra ainda, eu sei) dos validadores do Merlin.

A foto dá uma idéia do resultado:


Aqui, a área de mensagens (que é configurável, diga-se de passagem) exibe duas mensagens de validação, em conjunto com as bordas coloridas para os campos Nome e Email. O cômputo (eta, desenterrou essa palavra?!) dessas informações é automático, internacionalizável e baseado em templates do Velocity e FreeMaker (claro, nessa versão alpha isso é fake), sendo efetuado pelos algoritmos de renderização integrados.

A base para essa validação são as anotações do JPA, do Hibernate Validator, do Hibernate e, em breve, da sopa de letrinhas das JSR 227, 295 e 303.

Quanto à aparência, o padrão na implementação Swing deve seguir as bases do JGoodies (ainda em estudo) quanto ao esquema de cores, efeitos visuais, instantes de validação e exibição de mensagens. Quanto ao posicionamento de elementos, o "estilo Eclipse" é usado como base - isso se percebe pela ampla área branca acima.

Saliento, nesse ponto, que devo dar uma incrementada nesse renderizador padrão, permitindo a expansão e retração dessa área. Claro, tudo isso é o "padrão", e pode ser alterado ao gosto do desenvolvedor com seus padrões "de casa".

Sem mais.

_____
NOTA: Acho que estou com um distúrbio gramatical, que deve ter um nome qualquer. Notem que as duas últimas palavras da frase começam com a letra "M". Muito freqüentemente estou fazendo isso, e só percebdo depois do ocorrido. Essa semana ainda, escrevi uma frase com cino palavras seguidas que começavam com a letra "N"; uma coisa nada comum. Estou me balizando para evitar isso, mas tá brabo. Acho que vou ao médico :)